Cental de Informações
Portal-Unicamp Central de Informações



01-Quais os serviços oferecidos pela Central de Informações?

- Informações sobre eventos, localização de unidades e órgãos;

- Cadastro de veículos;

- Cadastro e informações gerais sobre o sistema de transporte fretado;

- Inserção de créditos para refeição nos Restaurante Universitário (RU) e Restaurante Administrativo (RA);

- Atendimento do PABX.


02-Qual o telefone do PABX da Unicamp?

O número do PABX é 19-3521-2121.


03-Como localizar ramais da UNICAMP?

Uma opção é acessar o site www.ccuec.unicamp.br/telefonia/ramais. Neste caso, a busca poderá ser feita por nome da pessoa, departamento, setor ou unidade/ órgão. Outra opção é ligar para 3521-2121 (fora da UNICAMP) ou 1-2121 (dentro da UNICAMP). Esta opção é valida somente para localização de departamento e setores de unidades e órgãos.


04-Como localizar um funcionário (docente e não docente) da UNICAMP ou FUNCAMP?

Acessar o site www.siarh.unicamp.br/consultaFuncionario/action/ConsultaFuncionario.


05-Como obter informações sobre cursos de extensão da UNICAMP?

Acessar o site www.extecamp.unicamp.br. ou ligar no telefone 3521-4646 ou 3521-4648.


06-Para onde encaminhar documentos e objetos encontrados no campus?

Os documentos e objetos encontrados dentro do campus podem ser encaminhados para a Vigilância. O contato é o telefone 3521-6000 ou ramal 1-6000.


07-Onde procurar documentos e objetos perdidos no campus?

Os documentos e objetos encontrados dentro do campus  são encaminhados para a Vigilância. O contato é o telefone 3521-6000 ou ramal 1-6000.


08-A quem é destinado o sistema de ônibus fretado da UNICAMP?

O sistema é destinado aos funcionários Unicamp. E caso haja disponibilidade de vagas também é destinado aos funcionários Funcamp, patrulheiros e estagiários admitidos pela Unicamp com termo de compromisso de estágio firmado junto ao DGRH.


09-Bolsista pode utilizar o sistema de transporte fretado da UNICAMP?

Não. Nenhum bolsista (remunerado ou não) ou aluno pode fazer uso do transporte fretado da UNICAMP.


10-Estagiário não remunerado tem direito a utilizar o sistema de transporte fretado da UNICAMP?

Sim, desde que o termo de compromisso de estágio seja firmado diretamente com a DGRH e haja disponibilidade de vaga na linha solicitada. Caso não haja vaga na linha requerida, o estagiário poderá preencher um formulário solicitando sua inclusão na lista de espera, que será analisada pela Unitransp.


11-Como estagiário não remunerado deve proceder para utilizar o sistema de transporte fretado da UNICAMP?

O estagiário deverá comparecer à Central de Informações munido do seu contrato de estágio. Será aceito apenas termo de compromisso de estágio firmado diretamente com o DRGH.

Depois de verificada as informações presentes no contrato e da disponibilidade de linha no sistema de fretado, o mesmo será orientado quanto ao recolhimento de taxa mensal para utilização do ônibus fretado.


Caso não haja vaga na linha requerida, o estagiário poderá preencher um formulário solicitando sua inclusão na lista de espera, que será analisada pela Unitransp.


12-Funcionário FUNCAMP também pode utilizar o sistema de transporte fretado da UNICAMP?

Sim. O funcionário FUNCAMP poderá utilizar o sistema de transporte fretado somente se houver vaga na linha requisitada. Para tanto, é necessário que o funcionário compareça à Central de Informações, munido de identidade funcional definitiva ou provisória acompanhada de declaração de contratação do RH da FUNCAMP. Caso não haja vaga na linha requerida, o funcionário poderá preencher um formulário solicitando sua inclusão na lista de espera, que será analisada pela Unitransp.


13- Como pedir o cancelamento do sistema de transporte fretado da UNICAMP?

É  necessário comparecer à Central de Informações munido de identidade funcional, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h. Será descontado na folha de pagamento o transporte utilizado no mês anterior para os cancelamentos efetuados até o 5º dia útil. Para os cancelamentos solicitados após o 5º dia útil, será descontado o valor do mês em vigência.


14-Sou cadastrado sistema de transporte fretado da UNICAMP e preciso utilizar outra linha. Como devo proceder?

Entrar em contato com a Central de Informações através do ramal 1-7000. O usuário cadastrado poderá utilizar-se de qualquer outra linha do horário administrativo, desde que haja disponibilidade de vaga na linha desejada. No caso de horários de turnos, deverá consultar a fiscalização no último ponto de embarque (F-1 do HC).


15-Quem pode ter veículo cadastrado?

Docentes, funcionários, alunos, estagiários, representantes dos pontos comerciais, empresas e instituições de ensino e pesquisa localizados no perímetro da UNICAMP. (Ver também questão sobre documentos necessários para cadastrar veículo)


16-Quantos veículos posso cadastrar?

É permitido ter até 3(três) veículos cadastrados. 


17-Para cadastrar veículo é necessário pagar alguma taxa?

O cadastro do primeiro veículo é gratuito; para o segundo, a taxa é de R$ 5,00 e para o terceiro, a taxa é de R$ 10,00. A taxa deve ser recolhida no banco SANTANDER, AG. 0207 C/C 43.010001-6 (não será aceito depósito feito através de envelope ou internet). (Ver também questão sobre documentos necessários para cadastro de veículo)


18-Quais documentos devo apresentar para cadastrar meu veículo?

Documento do veículo;
Identidade funcional (para docentes e funcionários);
Identidade estudantil (para alunos);
Carta de apresentação da unidade (para estagiários);

Quando se tratar de veículos de terceiros (bancos, professores voluntários/colaboradores, representantes dos pontos comerciais e de empresas e instituições de ensino e pesquisa localizados no perímetro do campus da Universidade), apresentar identidade que comprove a atuação nesses locais.

Quando se tratar de cartão provisório, apresentar:
- atestado de matrícula com o número do Registro Acadêmico – RA (para aluno);
- declaração da Unidade/Órgão com nº de matrícula fornecido pela DGRH ou FUNCAMP (para docente, funcionário ou estagiário);

Informar telefone e endereço completo para contato;

(Para cadastrar o segundo e/ou terceiro veículos ou alterar dados já cadastrados, a documentação exigida é a mesma).


19- Em caso de perda do cartão de identificação do veículo, como devo proceder para obter a segunda via?

Fazer depósito de R$ 5,00 no Banco SANTANDER AG. 0207 C/C 43.010001-6 (Não será aceito depósito feito através de envelope ou internet) e apresentar o recibo na Central de Informações, juntamente com documento do veículo e identidade funcional/estudantil (Não será aceito cartão provisório) (Ver também questão sobre documentos necessários para cadastrar veículo) para emissão do novo cartão.


20-Em caso de roubo, o que devo fazer para obter um novo cartão e adesivo do veículo?

Apresentar o Boletim de Ocorrência Policial para que um novo cadastro seja feito sem nenhum custo. Caso não possua tal documento recolher uma taxa de R$5,00 (reais) no banco SANTANDER AG. 0207 C/C 43.010001-6 (Não será aceito depósito feito através de envelope ou internet).

Além do recolhimento da taxa, o interessado com vínculo na UNICAMP, deverá trazer o documento do veículo e a identidade funcional/estudantil; para professores voluntários/ colaboradores, representantes dos pontos comerciais e de empresas e instituições de ensino e pesquisa localizados no perímetro do campus da Universidade, RG/CNH e identidade que comprove a atuação nesses locais.


21-O que é recadastramento de veículo?

É a renovação anual do cartão do veículo feito com prazo de validade. Os documentos necessários para recadastramento são os mesmo exigidos para o cadastro de veículos (Ver questão sobre documentos necessários para cadastrar veículo).


22-Como devo proceder para utilizar o estacionamento do HC?

Deverá cadastrar o veículo na portaria F-1 do Hospital de Clínicas (HC). Este cadastramento é valido somente para o estacionamento do HC.


23- Como utilizar os restaurantes da UNICAMP?

Restaurante Universitário - RU (veja aqui)

Restaurante Administrativo - RA (veja aqui)


24-Sou aluno, qual o valor mínimo que posso inserir de crédito no meu cartão?

O valor mínimo é o de uma refeição, fixado pela Deliberação CONSU A-21/98 em R$ 2,00 (vigor em março de 2009). Não há valor máximo para tal inserção.


25-Como devo proceder para reaver um valor de crédito para alimentação não utilizado?

O usuário deverá solicitar a devolução através de ofício à Prefeitura do Campus, que fará o levantamento necessário para um posterior crédito.

Ou comparecer diretamente a Central de Informações da Unicamp .

Horario de atendimento é das 7h00 as 18h00


Não encontrou o que procura no site?